Epá,agora tou ocupada pra escrever aqui. Quiçá mais tarde cá escreva...ok,este é 1 blog duma gaja k decidiu escrever,pá...escrevo depois k já me tou a passar com isto! Não,não preciso de remédios, é que esta página enerva-me. Se calhar se tivesse outra cor...é k dizem k a côr desta estação é o bege,ou seria o beige,estas francesices dão cabo de mim. XI!! TENHO O JAVALI NO FORNO...!

Sunday, January 14, 2007

Ora aprende

"Imagina que tens duas bolas e juntas mais duas. Quantas são?"
" Tens três maçãs e divides por três amigos. Quantas maçãs são para cada um?"
" Oh meu pedaço de asno, tens seis carrinhos tiras dois, quantos é que ficam?"



Estas são frases que na nossa infância ouvimos dos professores da primária. Queriam que aprendêssemos a fazer contas e explicavam-nos desta forma. Mas neste momento sou assaltada por uma questão: por que é que os professores não usam a realidade.?
É que as nossas vidas não são fundamentadas nisto. Para que hei-de juntar duas bolas a mais outras duas bolas (eh, não sejam promíscuos!)? Desde quando é que ando a dividir maçãs pelos meus amigos?! MAÇÃS!!! É que se ainda fossem pastilhas de maçã era mais normal porque já ninguém come comida saudável, e mesmo assim sou alguma boa samaritana pra tar a distribuir pastilhas de maçã ao meus amigos? Tenho seis carrinhos e tiro dois? Tenho 17 anos,não tenho carta e havia de ter seis carrinhos? É que não ganhei o Euromilhões e nem sou filha do Bill Gates pra ter seis carrinhos!!! E porque razão é que iria tirar dois dos meus seis carrinhos? Se são meus!!
Os professores deveriam dizer:
"Está na hora de tratares do IRS, o teu tio gastou dinheiro que supostamente não tinha e quer fugir ao fisco, por quanto vai enganar o estado?"
"Recebeste uma falta de comportamento,outra de atraso e mais outra de presença,quantas faltas tens"?
"Imagina que tiveste zero a todas a s disciplinas,recebes uma palmada por cada zero,quantas palmadas levarás?"
"Por cada vez que fumas um cigarro perdes duzentos neurónios,fumaste oito cigarros hoje,quantos neurónios perdeste"?



Não acham que este tipo de realidade é que devia ser adaptado na escola primária?

5 Comments:

Blogger CESAR said...

Por acaso, era um método mais pedagógico, mas penso que as criancinhas de 5 e 6 anos, não compreenderão muito bem esses exemplos, acho que elas não compreendem bem o conceito de zero e palmada na tola por cada um... E cigarros esperemos que não lhes toquem! Pois o melhor do Mundo são as crianças, já dizia o Bibi...
eu voto no método das bolas... Mmmm... Isto não correu muito bem, mas vocês compreendem...

10:42 AM

 
Anonymous Anonymous said...

uma k pd ser adoptada agr no secundario, mais pela nossa turma:
"quantas vezes ao dia vez o Bento?"

bjitos

11:20 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Carina + (outra) carina = Mais infinito de muuuuuuito prazer!

1:35 PM

 
Anonymous Anonymous said...

axo k a tua proposta e bem mais pedagogica, mas sinceramente axo k nao ia pegar... da maneira como as coisas estao, axo k kker dia, nem com bola, maças ou carrinhos isto vai la...

bjs

Ze

3:53 PM

 
Blogger El Rey Dom Cagalhom said...

Aí está uma bela ideia, a educação deve estar formulada de acordo com a realidade que cada um vive. Nosso caso não podia estar mais adequada...

3:20 PM

 

Post a Comment

<< Home